Como calcular período fértil: um passo a passo para não ter erro
Fazer essa conta é fácil - mesmo! - e a gente te ensina aqui!
Está cansada de tentar entender quando você está ovulando ou nem imaginava que dá para calcular o período fértil? Pois é, alguns truques podem te ajudar a identificar que momento você está vivendo em cada fase do seu ciclo menstrual, não só quando você menstrua de fato!
O período fértil é a sequência de dias nos quais a mulher tem mais chances de engravidar durante o ciclo menstrual. É o momento em que o óvulo está liberado e maduro, pronto para ser fecundado – e dar início a uma gravidez.
Quer aprender a calcular o seu período fértil em um passo a passo super fácil? Vem que a gente te ajuda nessa missão!
LEIA TAMBÉM:
Afinal, como funciona a calculadora do período fértil
Pode acontecer da menstruação adiantar ou atrasar um dia, são muitos fatores por trás do nosso ciclo, e com o período fértil da mulher não seria diferente. Mas, nada é impossível!
Dá para calcular o período fértil e ter uma previsão mínima de quando esse momento acontece no seu calendário menstrual. Dá uma espiada no nosso passo a passo:
Passo 1: entenda como funciona o seu ciclo menstrual
Antes de começar o cálculo, é preciso ter em mente que a quantidade de dias do ciclo pode variar entre 24 e 35 dias, mas o padrão de acontecimentos costuma ser estável – isso quer dizer que por volta do meio do ciclo acontece a ovulação.
Dito isso, como saber quando começa o ciclo menstrual? Anota aí: o primeiro dia da menstruação é o dia 1 do seu ciclo.
Passo 2: Marque a sua menstruação
Todas as fases do nosso ciclo menstrual estão conectadas e, observando a repetição de padrões, entendemos mais sobre nós mesmas.
Marque os dias do seu ciclo no calendário menstrual e continue acompanhando – aproveite para perceber se você se sente diferente lá no meio do ciclo, quando a ovulação está acontecendo!
O recomendado é anotar o dia 1 da menstruação durante 6 meses para criar um padrão e ter mais certeza sobre quando cada fase está acontecendo no nosso corpo.
Passo 3: Identifique a sua ovulação
Usando o exemplo aqui de um ciclo menstrual de 28 dias:
Como a ovulação acontece ali no meio do ciclo, neste caso, ela vai aparecer no 14º dia depois que você menstruou.
Em casos de ciclos mais longos, a tática é subtrair 14 dias do ciclo total. Por exemplo, um ciclo menstrual de 30 dias, a conta é a seguinte:
30 dias de ciclo menstrual – 14 dias = ovulação no 16º dia após a menstruação.
Você sempre vai ouvir médicos usando frases como "por volta de" ou "tem chance de", porque realmente o ciclo pode ter pequenas variações: uma mulher pode ovular no dia 14, outra no dia 15, outra no dia 13, mas sempre será próximo dessa janela.
Passo 4: Defina o seu período fértil
Se a gente pensar que calcular o período fértil contempla, além do dia da ovulação, 3 dias antes e 3 depois, ele dura em torno de 7 dias. Então, para definir o seu, vamos usar o mesmo exemplo de cima.
Ciclo menstrual de 28 dias: como a ovulação acontece no 14º dia, o período fértil será nos dias 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19.
Pensando nessas continhas, é só adequar com o seu ciclo menstrual e começar as marcações no calendário! Se você achou complicado, saiba que uma calculadora de período fértil pode fazer isso tudo por você :)
Com a calculadora, você consegue identificar não só o seu período fértil, como também todas as fases da sua menstruação.
Outras formas de saber que estou no período fértil: os sinais que o corpo dá
O nosso corpo sempre dá sinais das mudanças pelas quais ele passa. E isso não é diferente durante a ovulação e o período fértil. Segundo a American Pregnancy Association, alguns dos sintomas do período fértil são:
-
Mudança no fluido cervical: o fluido cervical, aquele corrimento natural não associado a doença que se assemelha a “clara de ovo”, é um sinal de que você está perto da ovulação ou está ovulando;
-
Mudança na temperatura corporal basal: à medida que se aproxima a ovulação, você pode ter uma leve queda na temperatura do seu corpo, e aí o aumento da temperatura é o sinal de que a ovulação acabou de ocorrer;
-
Mudança na posição ou firmeza do colo do útero: durante a ovulação, o colo do útero estará macio, alto, aberto e úmido.
Em alguns casos, a mulher também pode experimentar como sintomas do período fértil:
-
Inchaço;
-
Cólicas, ou a chamada dor da ovulação;
Os sinais da ovulação variam de mulher para mulher, assim como o momento da ovulação. Algumas ovulam no mesmo dia do ciclo todos os meses, enquanto outras podem ovular em dias variados a cada mês.
Por que é importante calcular o período fértil da mulher?
É muito comum que as pessoas calculem o período fértil quando querem engravidar, então aproveitam esses dias para terem relações e chances altas de um óvulo ser fecundado. Há também quem calcule o período fértil para o contrário: evitar uma gravidez indesejada.
Mas vale lembrar que o que previne gravidez são os métodos contraceptivos, não a tabelinha, hein? Se engravidar não está nos seus planos, a camisinha é indispensável, além de prevenir todas aquelas doenças sexuais que queremos longe!
Além disso, é bacana calcular o período fértil para você conhecer o seu corpo também, observar como se sente em cada fase da menstruação e entender como você funciona e como está a sua fertilidade. Cada corpo é um corpo, experiências compartilhadas sempre nos ajudam, mas as pessoais são fundamentais para o autoconhecimento 😉
Thais Tenher
Jornalista hiperconectada que adora contar histórias. Além de ser uma corredora amadora, é dinâmica e curiosa, sempre em busca de novas perspectivas e experiências para sair "mais do mesmo". Em uma conversa, pode falar com você sobre política, economia, beleza e saúde da mulher e ainda conectar todos os assuntos em um só!
Conteúdos pra você
Vem conversar com a gente!
Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!
24 de mar de 2022