Fluxo menstrual intenso: quando é normal e quando buscar ajuda
Fluxo menstrual intenso é normal, mas também pode indicar condições como a endometriose. Entenda tudo!
Menstruar é algo natural para as mulheres, mas a beleza do organismo feminino (uma entre milhares 🙂) é que cada corpo é único. A sua amiga pode menstruar bem pouquinho, ter um fluxo leve, enquanto você pode ter fluxo menstrual intenso. E os dois casos podem ser absolutamente normais!
LEIA TAMBÉM:
Ter fluxo menstrual intenso significa que você precisa trocar o absorvente com mais frequência - os intervalos podem ser curtos mesmo, como apenas algumas horas. Você também pode lidar com vazamentos de vez em quando ou notar a presença de coágulos, aquelas pequenas bolinhas de sangue, sabe? Também pode ser que você fique menstruada por muitos dias, tipo a semana inteira.
Afinal de contas, sair muito sangue na menstruação é normal?
O fluxo intenso pode ser uma característica do seu organismo, simples assim! Ou, então, da fase que você está vivendo.
Por exemplo: mulheres que acabaram de ter filhos ou que estão na pré-menopausa (pertinho do fim da idade reprodutiva) podem menstruar em maior quantidade e por mais tempo.
Entenda o que pode ser quando você está menstruando muito
No entanto, há outros fatores que também podem estar por trás da menstruação que desce com tudo. Alguns medicamentos podem ter esse efeito, assim como condições ginecológicas, como:
-
Ovário policístico: esta síndrome é super comum e se caracteriza pela presença de cistos (pequenas bolsas que contêm líquidos ou materiais semissólidos) nos ovários;
-
Miomas: tumores benignos que se formam no útero ou em outros órgãos do sistema reprodutor feminino;
-
Endometriose: é provocada por células do endométrio, o tecido que reveste o útero, que "caem" nos ovários ou na cavidade abdominal. Em condições normais, essas células saem do corpo pela menstruação. Mas no caso da doença, elas se movimentam no sentido contrário, para dentro do corpo, voltam a se multiplicar e a sangrar dentro da gente.
Todo esse papo médico quer dizer que você deve procurar o ginecologista se estiver sangrando muito, a ponto de simplesmente não aguentar mais ir ao banheiro o tempo todo trocar o absorvente.
Se o sangramento intenso vier junto de cólicas fortes e menstruação desregulada, vale a atenção: pode ser que algo não esteja funcionando como deveria. O mesmo vale para escapes menstruais e sangramentos mais intensos fora do período menstrual.
Mas também não precisa ficar tão preocupada, tá? Essas condições todas que a gente mencionou têm tratamento. Além disso, estresse e outras questões emocionais podem estar provocando o fluxo intenso. Só o médico poderá tirar a dúvida.
Como diminuir o fluxo menstrual intenso
A forma mais efetiva de diminuir o fluxo menstrual intenso é pelo uso de hormônios, como pílulas contraceptivas ou DIU hormonal. Então, se se você estiver menstruando muito e isso estiver te incomodando, vale uma conversa com o ginecologista, pois só ele pode te indicar a melhor pílula contraceptiva ou DIU para esse caso, ok?
Outras maneiras para diminuir o fluxo menstrual intenso são:
-
Tratar a causa dessa alteração: identificar se o fluxo intenso é causado por alguma doença, como ovário policístico e endometriose, pode exigir o uso de hormônios ou, em alguns casos menos comuns, cirurgia.
-
Mudar o estilo de vida: cuidar da saúde emocional, reduzindo os níveis de estresse, pode ajudar você a se sentir melhor quando está menstruada – ainda que não diminua o fluxo necessariamente.
-
Mudar a dieta: alguns alimentos também podem ser consumidos durante o período menstrual para evitar a deficiência de alguns nutrientes, como o ferro, que é eliminado junto do sangue. São alimentos ricos em ferro a carne e as leguminosas, como o feijão, por exemplo. Isso não vai diminuir o fluxo, mas pode te ajudar a lidar melhor com as consequências de um sangramento mais intenso.
-
Praticar atividades físicas: manter uma rotina de exercícios também pode fazer maravilhas pelo seu corpo e bem-estar. Claro que nem sempre dá vontade de escalar uma montanha ou participar de uma maratona menstruada, mas na verdade, ciclo intenso não deve ser um impedimento para nada. Respeite as suas vontades e procure por atividades que deem prazer. Mexer o corpo não vai reduzir o sangramento, provavelmente, mas te dará uma sensação de bem-estar, sabia?
Por fim, o segredo para tirar o fluxo menstrual intenso de letra é acertar em cheio na escolha do absorvente.
O absorvente Intimus® Noturno Discreto é perfeito para qualquer hora. Ultrafino e com a tecnologia instacentro, ele absorve rapidamente o fluxo e o distribui pelo absorvente, prevenindo vazamentos. Ah: pode ser usado tanto de noite quanto de dia. Em momentos de fluxo intenso, é bom contar com um absorvente especial para isso, e as abas ajudam a dar mais segurança.
Além do absorvente Intimus® Noturno Discreto, o absorvente Intimus® Noturno Extra Proteção é uma boa pedida para o período da noite ou aqueles momentos que você passa várias horas deitada, como quando está maratonando séries. Por ser mais longo que o absorvente regular e ter abas, ajuda a evitar vazamentos.
Esses modelos não deixam o sangue "andar" para os lados e ainda têm uma cobertura que deixa a ppk respirar. O melhor dos mundos!
Você curte usar o absorvente noturno? Usa só de noite mesmo ou para outras atividades? Conta pra gente nos comentários 😉
Tati Barros
Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.
Conteúdos pra você
Vem conversar com a gente!
Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!
6 de mar de 2023