Menstruação desregulada: 10 razões para um ciclo irregular
Será que sua menstruação é desregulada mesmo?
Você percebe que sua menstruação é desregulada e fica se perguntando se está com algum problema? Então este texto é pra você. Conversamos com a ginecologista dra. Rebeca Gerhardt sobre por que a menstruação desregula e o que fazer nesse caso.
Será que sua menstruação é desregulada mesmo? Entenda as variações do ciclo menstrual
A primeira informação importante que a dra. Rebeca traz é que, muitas vezes, achamos que nossa menstruação é desregulada, mas ela está dentro do normal e esperado.
Sabia que um ciclo considerado normal pode oscilar de 21 a 35 dias? Isso porque você não é uma máquina, é um ser humano que está sempre mudando, e sua menstruação pode mudar junto.
A maioria das fontes de informação vai dizer para você que um fluxo "normal" é de 28 dias para te dar uma base de cálculo, mas é ainda mais "normal" ter uma variação que pode chegar até a 14 dias!
O que pode desregular a menstruação
Milhares de motivos podem desregular a menstruação. O nível de estresse, alimentação, ansiedade, atividade física e a flutuação hormonal podem adiantar ou atrasar um pouco a menstruação. Mas é natural você perceber uma variação.
O melhor jeito de monitorar o ciclo é usar uma calculadora menstrual, pra conhecer melhor os ritmos do seu corpo e entender o que pode ter levado a alguma oscilação. Conforme você acompanha seu ciclo e percebe os intervalos, consegue notar se a sua menstruação é irregular.
Em geral, segundo a dra. Rebeca, o aumento da frequência ou grandes espaçamentos menstruais podem ser sinal de alterações hormonais, talvez uma ovulação problemática ou até sinal de alguma condição física. Então, nesses casos, só falando com sua ginecologista pra ter certeza mesmo.
Alguns motivos para a menstruação irregular podem ser:
Adolescência
Você já se perguntou se menstruação desregulada na adolescência é normal? A puberdade é caracterizada por diversas mudanças, como a primeira menstruação, e a produção dos hormônios em alta.
Tudo isso é muito novo para o nosso corpo e pode demorar um tempo até que o organismo “entre nos eixos”. Ter ciclos irregulares, portanto, é uma das consequências dessa fase.
Medicamentos
O uso de determinadas medicações, como anticoncepcionais orais ou injetáveis, antipsicóticos, antidepressivos, anti-hipertensivos e opioides, podem fazer com que o ciclo menstrual fique desregulado por certo período. É importante informar ao médico que receitou o medicamento para que ele avalie se será necessário interromper o uso.
Estresse
Estudos mostram que o estresse e a ansiedade podem provocar o atraso e, até mesmo, a ausência da menstruação. Cuidar da sua saúde mental é também cuidar do seu ciclo menstrual!
Miomas
Miomas são tumores uterinos benignos, que são formados por tecido muscular e podem surgir no útero ou no ovário.
Pólipos
Os pólipos são lesões benignas que ocorrem devido ao crescimento do tecido do endométrio.
Sangramento Uterino Anormal (SUA)
O Sangramento Uterino Anormal ocorre, como o próprio nome indica, quando há um sangramento anormal, seja na sua regularidade, no volume, na frequência ou na duração, em mulheres que não estão grávidas.
A causa dessa condição pode ser lesões anatômicas na estrutura do útero.
Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)
A Síndrome dos Ovários Policísticos trata-se de um distúrbio hormonal bem comum, em que há presença de cistos no ovário.
Endometriose
A Endometriose é uma condição em que o tecido que reveste o útero (endométrio), em vez de ser expulso na menstruação, se concentra nos ovários ou na cavidade abdominal.
Doença Inflamatória Pélvica (DIP)
A Doença Inflamatória Pélvica é uma infecção transmitida por meio das relações sexuais desprotegidas, e que atinge os órgãos reprodutores femininos.
Hipogonadismo
O hipogonadismo caracteriza-se pelo mau funcionamento das gônadas.
Esses são os mais comuns, mas ainda podem existir outros motivos! Por isso, é muito importante levar os dados sobre a sua frequência menstrual para um ginecologista avaliar – só ele poderá dar o diagnóstico certinho, depois de pedir alguns exames.
Não fique com a dúvida, converse com um profissional. Pode não ser nada, mas se cuidar é também verbalizar as suas questões e dividir o que você está passando com seu médico ou médica. Procure ajuda!
Tati Barros
Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.
Conteúdos pra você
Vem conversar com a gente!
Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!
20 de jan de 2022