Suor na virilha: entenda as causas e como se livrar desse incômodo tão comum
Confira dicas simples para evitar essa condição.
Bora bater um papo bem de migas que falam sobre tudo? Você já sentiu um suor na virilha, daquele tipo que causa até incômodo? Se a resposta for sim, você não está sozinha. E como boas BFF que somos, vamos ver juntas, aqui, diquinhas pra gente se livrar disso!
LEIA TAMBÉM:
Afinal, como evitar o suor na região íntima?
Antes de qualquer coisa, vamos explicar uma coisa: não existe suor excessivo na vagina, tá? Da vagina o que pode sair é corrimento e a secreção vaginal natural da ppk.
O suor na região íntima ocorre principalmente nos grandes lábios e na virilha, onde ficam as glândulas sudoríparas apócrinas, que eliminam o suor pelos folículos pilosos (onde saem os pelos pubianos).
O grande problema para muitas meninas é que o excesso de suor nessa região pode causar coceira, alterar o pH vaginal e, até mesmo, levar à candidíase de repetição, vaginose bacteriana e infecções vaginais por fungos - já que a calcinha fica constantemente úmida.
Tá... mas, como evitar isso? É o que vamos contar agora!
-
Faça uso de antitranspirantes
Se essa é uma alternativa que te atrai, existem antitranspirantes em spray desenvolvidos especialmente para a região da virilha. Eles são feitos com componentes que não alteram o pH da vagina.
-
Aparar os pelos da região íntima
Os pelos pubianos podem reter o calor na pele e fazer com o que o suor seja mais intenso na região íntima. Outro ponto é que pelos podem reter umidade, o que pode causar infecções vaginais se a região não for limpa adequadamente.
-
Não fique com peças úmidas ou molhadas
Um dos fatores que aumentam a sudorese na região da virilha é a prática de exercícios físicos. Por isso, após se exercitar, troque sua roupa úmida, inclusive a calcinha, e seque bem a região íntima. Isso é fundamental para eliminar o suor e evitar o crescimento de bactérias e fungos na região.
-
Prefira calcinhas de algodão
Usar roupas íntimas de algodão respiráveis pode ajudar a reduzir a transpiração na região íntima. Algumas peças íntimas são feitas com tecidos sintéticos não respiráveis, que acabam retendo o calor e não absorvem a umidade da pele. As calcinhas de algodão, ao contrário, são mais leves e respiráveis, além de absorverem a umidade da pele.
Por que suamos na virilha?
O suor é uma qualidade natural do nosso organismo e serve para regular a temperatura corporal. Existem algumas áreas do corpo que suam mais - é o caso das axilas e da virilha, que são cheias de glândulas sudoríparas (responsáveis por liberar o suor).
É verdade que algumas pessoas suam mais do que outras, mas não há consenso científica para isso. Uma das razões seria a herança genética.
Mantenha sua virilha mais sequinha e sua vagina saudável
Se você é dessas pessoas que suam na virilha de forma mais intensa, a dica master que podemos te dar é fazer a higiene da região íntima de forma adequada. Isso envolve manter a vulva limpa e seca.
Sua rotina de cuidados íntimos deve incluir:
-
Lavar a vulva com água morna
-
Secar bem a região íntima com toalha limpa
-
Evitar o uso de sabonetes perfumados que podem irritar a pele
-
Lavar novas peças de roupa íntima antes de usá-las pela primeira vez
-
Não ficar muitas horas com o mesmo absorvente, sendo interno ou externo – o recomendado é trocar a cada 4 horas no máximo
-
Evitar roupas apertadas que abafam ainda mais a região íntima
-
Sempre fazer a limpeza da região íntima no sentido da vulva para o ânus - e assim evitar carregar bactérias da região anal para a ppk
-
Evitar duchas higiênicas na vagina, pois isso pode alterar a flora vaginal
Agora, se o suor na virilha realmente te incomoda, nossa dica mais importante é conversar com o seu ginecologista. Juntos vocês podem encontrar a melhor solução para resolver esse problema.
Há casos em que a aplicação de botox é recomendada, mas só o profissional poderá identificar se é o ideal para você.
Por fim, entenda que suar e ter corrimentos são manifestações naturais do nosso corpo. Não temos que ter vergonha de nada disso, desde que não seja algo prejudicial à nossa saúde. Estamos combinadas?
Tati Barros
Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.
Conteúdos pra você
Vem conversar com a gente!
Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!
30 de jun de 2022