Ilustração de várias silhuetas de corpos femininos em preto com tatuagens e cabelos dourados. Imagem remete ao místico e à yoni

Yoni: uma palavra em sânscrito que apresenta a vulva como portal sagrado

10 de jul de 2024

Conecte-se com o seu corpo e se conheça ainda mais com a yoni.

Quando a gente está em busca do nosso autoconhecimento, principalmente no sentido sexual, encontra muitos termos místicos por aí, e a yoni é um deles. Resumindo, o termo é uma celebração do feminino, com várias práticas que podem te fazer ter mais prazer e mais conexão a partir do conhecimento do seu corpo. 

A palavra pode parecer meio estranha, mas ela faz parte da cultura hindu, e eleva a mulher ao centro do universo. Entender melhor essa prática pode te deixar mais confiante e orgulhosa do seu corpo e de quem você é. 

Ficou curiosa? A gente te conta um pouco mais sobre a yoni, a relação com o empoderamento feminino e como colocar tudo isso em prática!

LEIA TAMBÉM:


Afinal de contas, o que é yoni?

Yoni” é uma palavra de origem sânscrita, uma língua ancestral indiana, que traduzida quer dizer “vagina” ou “vulva”. Mas o seu significado não é sobre a parte física do corpo humano, simplesmente o nosso órgão genital. 

O termo está conectado com a energia feminina, o empoderamento e a fertilidade. Essa língua antiga é cheia de misticismo e interpretações. Nela, a vagina é algo sagrado, que é a única forma de reprodução e de continuidade da vida no universo. 

A yoni vê a vulva, o útero e tudo o que engloba o nosso sistema reprodutor como parte da totalidade de nossa existência, inclusive como algo central para a cura, já que existem várias práticas que purificam e fortalecem essa área do corpo. 

Relação entre yoni e empoderamento feminino

O significado é inspirador, mas o que podemos aprender com isso na prática? A yoni está muito relacionada ao empoderamento feminino por diversas razões. Sejam elas culturais, espirituais ou simbólicas. É a celebração do poder feminino e do autoconhecimento, sempre valorizando algo que só as mulheres têm

Na cultura do hinduísmo, a yoni é vista como a manifestação da energia feminina, ou seja, a mulher no centro do mundo, equilibrando o universo. Ao reconhecer o seu corpo como um templo sagrado, a mulher se encontra com a sua energia feminina e reforça o seu autoconhecimento

Muito mais do que isso, a prática é sinônimo de quebra de tabus da nossa sociedade, que é tão julgadora do prazer feminino e, a partir dela, uma nova percepção sobre o seu corpo pode ser descoberta. Abraçar a yoni é um caminho para encontrar o empoderamento feminino pessoal e coletivo.

Ilustração com sistema reprodutor feminino cercado de flores e mãos brancas em posição de proteção. Em artigo sobre yoni

Como se conectar com sua yoni e melhorar a aceitação do corpo

Mas afinal, como se conectar com sua própria yoni e alcançar uma boa relação com o seu corpo, que seja de aceitação, de prazer e de amor-próprio? Tudo isso é feito com o autoconhecimento feminino.

Mas autoconhecimento é muito amplo, né? Veja nossas sugestões de práticas para se conectar com sua yoni e com o seu corpo: 

Massagem yoni

Na massagem yoni, o orgasmo é uma consequência, porque o objetivo é a energia sexual e de conhecimento gerada ali. O estímulo é recomendado para conhecer o seu corpo e, inclusive, fortalecer a musculatura da sua ppk.

Um diário yoni

Criar o hábito de anotar as suas experiências, percepções e sentimentos relacionados à sexualidade, em um bloquinho ou no celular mesmo, pode te deixar mais conectada com a sua yoni, fazendo com que você se conheça melhor.

Estudos

Escolher livros, estudos e outros materiais sobre o assunto vai te ajudar a se aprofundar ainda mais no assunto e na sua sexualidade, além de te proporcionar reflexões e inspirações sobre o seu próprio corpo.

Comunidades

Procure por meninas e mulheres que também tenham interesse nesse assunto para compartilhar experiências, ouvir outras histórias e aprender coisas novas.

É claro que se conectar com a sua yoni é algo muito individual, cada pessoa tem o seu processo de envolvimento e descobrimento, cada uma no seu tempo. Mas, explorando essas dicas, com certeza você se sentirá mais próxima da sua sexualidade, valorizando o seu corpo e a sua energia.

Thais Tenher

Jornalista hiperconectada que adora contar histórias. Além de ser uma corredora amadora, é dinâmica e curiosa, sempre em busca de novas perspectivas e experiências para sair "mais do mesmo". Em uma conversa, pode falar com você sobre política, economia, beleza e saúde da mulher e ainda conectar todos os assuntos em um só!


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!