colica-menstrual-adolescencia-adolescente-sentada

Cólicas menstruais na adolescência podem ser piores. Saiba o que fazer

10 de jul de 2024

A cólica menstrual te incomoda até demais? Veja por que ela é tão intensa nos primeiros anos de menstruação.

A cólica menstrual na adolescência tem nome: dismenorreia. Se você começou a menstruar há pouco tempo, provavelmente deve ter percebido duas coisas: cólicas em todo o ciclo e um fluxo menstrual alto. E só fica uma pergunta: vai ser assim para sempre? 

A boa notícia é que essa intensificação dos sintomas da menstruação na adolescência é algo esperado, e uma hora melhora, de verdade! Mas enquanto esse momento não chega, algumas estratégias podem ajudar a aliviar os sintomas da menstruação, principalmente a cólica. 

Aqui, você vai descobrir os principais sintomas que vai sentir neste período e o principal: como deixar aqueles dias mais fáceis e com menos cólicas!

LEIA TAMBÉM:

Sintomas da menstruação na adolescência

Dizem que as cólicas menstruais da adolescência são as piores e mais intensas da nossa vida, e ainda podem vir acompanhadas de outros sintomas da menstruação. Dá uma espiada nos principais: 

  • Dor abdominal: aquela dor bem na parte de baixo da barriga, que pode ir para as costas e pernas; 

  • Dor de cabeça: junto com a cólica, dependendo do caso, dores de cabeça também podem aparecer; 

  • Enjoos: é possível ficar enjoada, com náuseas e vômitos durante esse período; 

  • Cansaço: uma fadiga mais intensa também é comum; 

  • Constipação ou diarreia: é possível que as idas ao banheiro fiquem desreguladas.

 

Por que a cólica forte é tão comum na adolescência?

A cólica mais forte para quem tem poucos anos de menstruação na conta tem explicação. O primeiro fator é a prostaglandina. Essa é uma substância natural que o nosso corpo produz todos os meses, que faz com que o útero se contraia e elimine todo aquele revestimento feito no órgão ao longo do mês. 

Durante o ciclo menstrual, a produção dessa substância aumenta e, como na adolescência os hormônios ainda estão se regulando, ela pode ter níveis mais altos, que produzem mais contrações e, mais cólicas! 

Outro fator tem relação com o desenvolvimento do útero, que ainda não está completo. Isso faz com que as cólicas sejam mais intensas, que o órgão é menor e o fluxo de menstruação, geralmente, bem alto.

colicas-menstruais-adolescencia-calendario-menstrual

O que fazer para aliviar a dismenorreia

Existem dois tipos de dismenorreia, a primária e a secundária. A primária, é a cólica padrão que você já conhece, em que o útero está trabalhando para eliminar a menstruação. 

Já a secundária está relacionada a condições médicas mais específicas, como a endometriose, que pode acontecer na vida de uma adolescente, mas é menos comum. 

Com isso, algumas estratégias podem ajudar a aliviar essa dor que te incomoda tanto todos os meses, olha só:

  • Medicamentos: alguns analgésicos são ótimos aliados para diminuir a cólica menstrual. Mas não se esqueça de sempre consultar o seu ginecologista para entender qual opção funciona melhor para você; 

  • Bolsas de água quente: truque velho, mas eficiente! Fazer bolsas de água quente na região abdominal pode melhorar a sensação, bem como ingerir bebidas quentes, que também podem ajudar; 

  • Exercícios físicos: naqueles dias, faça um exercício leve, como yoga ou alongamento, mas manter uma rotina de exercícios físicos pode te ajudar muito a diminuir essas dores; 

  • Alimentação: uma alimentação equilibrada também impacta diretamente na sua saúde menstrual. Alimentos pesados, que contribuem na retenção de líquido, podem deixar as cólicas ainda mais intensas;

  • Métodos anticoncepcionais: além de ajudar a evitar uma gravidez não desejada, alguns métodos contraceptivos também diminuem a cólica e até mesmo o fluxo menstrual, mas só cabe ao ginecologista dizer se essa é a melhor opção para você.

 

Como amenizar cólicas em adolescentes na primeira menstruação

A menstruação chegou e as cólicas estão intensas? Não se assuste! A primeira menstruação também é conhecida como menarca e, como tudo é muito novo, o corpo ainda está se acostumando com esse novo cenário

Você pode seguir as mesmas dicas que te demos: cuidar da alimentação e da hidratação, contar com uma bolsa de água quente na região do abdômen e manter uma vida ativa com relação aos exercícios físicos, que é superimportante

Ah! E menstruou pela primeira vez? A recomendação é marcar a sua primeira consulta com um ginecologista. Por lá, o profissional vai te explicar tudo o que você precisa saber sobre essa fase, e te ajudar a passar pelas primeiras menstruações com tranquilidade e sem sofrimento!

Thais Tenher

Jornalista hiperconectada que adora contar histórias. Além de ser uma corredora amadora, é dinâmica e curiosa, sempre em busca de novas perspectivas e experiências para sair "mais do mesmo". Em uma conversa, pode falar com você sobre política, economia, beleza e saúde da mulher e ainda conectar todos os assuntos em um só!


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!